• projetacomunicacao1

Tipos de enxerto ósseo

Quando uma pessoa precisa de implante dentário, às vezes, pode faltar uma parte óssea para fixar os pinos com firmeza. Para atender a essa necessidade, há diferentes tipos de enxerto ósseo.



O enxerto ósseo consiste, basicamente, em uma massa óssea que é coletada (ou produzida sinteticamente), modelada e aplicada sobre uma lacuna na arcada dentária (onde havia um dente) — essa massa que preencherá o espaço para a fixação de um implante dentário. Dessa maneira, o enxerto serve para aumentar o volume ósseo e dar mais altura e/ou espessura à base que suporta a gengiva, onde será firmado o implante, preenchendo a falta de osso e possibilitando um suporte firme e seguro para o novo dente.

É necessário realizar o enxerto ósseo quando há uma perda parcial ou total do osso alveolar, responsável por dar suporte à raiz do dente. Se um dente cai, o organismo, gradualmente, reduz o volume desse osso alveolar, prejudicando a sustentação e fixação de um futuro implante dentário.


Confira as peculiaridades de cada tipo de enxerto ósseo.


Autógeno - esse tipos de enxerto é retirado do próprio paciente, geralmente, da mandíbula (osso do queixo) ou da área posterior da boca (região do siso).


Alógeno - Nesse caso, o paciente recebe o conteúdo ósseo de um banco de ossos humanos. No Brasil, ainda existem algumas limitações com o uso desses enxertos.


Sintético - Constituído em laboratório, esse enxerto pode ser produzido de cerâmica, hidroxiapatita sintética ou polímeros. Tais componentes são biocompatíveis, assim proporcionam rápida recuperação e baixa rejeição, além de serem absorvidos gradualmente pelo corpo e substituídos pelo nosso organismo.


Xenógeno - Esse tipo de enxerto ósseo é originário de outra espécie animal, geralmente ossos suínos e bovinos. Esse osso é trabalhado e tratado em um processo minucioso e por isso, não geram rejeição. Como esse material é comercializado em pó, ele é bastante empregado para o preenchimento dessas lacunas ósseas que falamos acima.


Qual a sua dúvida sobre enxerto ósseo para colocação de implantes?


#institutonigro#Odontologia#implantesdentarios#facetas#dente#sorriso#implantodontista